Exportações do agronegócio garantiram superávit da balança comercial
Odilson Ribeiro e Silva faz balanço da presença do Brasil no mercado mundial
As exportações do agronegócio brasileiro somaram 96 bilhões de
dólares em 2017, com aumento de 13% em relação a 2016. Sem a exportação
do agro brasileiro, a balança comercial seria deficitária em 15 bilhões
de dólares.
De 1997 a 2017, em 20 anos, o Brasil exportou 1,23 trilhões de
dólares, e o agronegócio foi o setor que mais contribuiu para a balança
comercial e para a economia brasileira. O agronegócio responde
atualmente – dados de abril de 2018 – por 44,8% das exportações totais
do Brasil.
“Tudo isso é garantido pelo agronegócio brasileiro, que alcançou
superávit de 80 bilhões de dólares”, avalia Odilson Ribeiro e Silva,
secretário de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério
da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
“A SRI foi criada em 2005, e passados treze anos, até os dias de
hoje, tivemos o período de maior incremento das exportações
brasileiras”, explicou o secretário. “O nosso esforço foi realizado em
conjunto com todas as unidades do MAPA para que houvesse o melhor
desempenho da nossa balança comercial. O principal produto da nossa é
soja em grãos. Somos o maior o maior exportador de soja, mas temos
planos de agregar ainda mais valor a este produto.”
No ano passado houve aberturas importantes de novos mercados. Carne
suína para a África do Sul, produtos lácteos para a Malásia, material
genético para países da Ásia (como a Coréia do Sul), arroz para o Peru,
peixes para Israel e carne bovina para a Argentina.
“A nossa rede de adidos agrícolas tem uma atuação bastante forte”,
disse o secretário. A SRI investiu na ampliação do quadro de servidores
no exterior. Atualmente são 14 adidos agrícolas trabalhando em 41 países
e blocos econômicos na promoção de produtos, no crescimento e
manutenção das exportações. Até o final do ano serão mais 11 adidos,
somando 25 profissionais para cobrir 80 países e blocos econômicos. O
Brasil exporta hoje para 189 países e a União Europeia.
“Procuramos agir em sintonia, evitando as dificuldades para
exportações do Brasil e verificando quais são os nichos de mercado em
que teríamos mais condições de vender. Trabalhamos também nas
conferências das partes de biodiversidade, de clima, mostrando o que o
Brasil faz pela conservação do meio ambiente do planeta.”
Na busca constante de novos mercados, Ribeiro e Silva trabalha no
Plano Estratégico da gestão do ministro Blairo Maggi, lançado há dois
anos – portaria MAPA 1734. A meta é alcançar 10% do mercado agro
mundial, atualmente estimado em 1,2 trilhões de dólares.
“Estamos preparando também um programa bastante ambicioso de promoção
do agro brasileiro, que deverá incluir, anexo aos produtos importados,
um código que levará o consumidor a um site na internet, no qual ele
poderá acompanhar o sistema de produção relacionado àquele produto”
Um dos objetivos do programa de rastreamento de produtos é o de evidenciar a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.
FONTE: MAPA